sábado, 22 de dezembro de 2018

Ceia de Natal Vegetariana com sobremesa Vegana

Olá! Se você assim como eu acha que Natal combina com sentimentos de amor e celebração da vida, e não quer bichos mortos na sua mesa, veja essa dica de ceia com receitas para o Natal!



Tender Veg!


Comprei da Marca Goshen http://goshen.com.br/ e segui mais ou menos a receita do Presunto Vegetariano. https://youtu.be/CK5u3gqdk4Y. Ficou uma delícia! E da turma que come carne, vários preferiram comer o Tender Veg ao tradicional! Devia estar mais gostoso mesmo!


INGREDIENTES 
1 presunto defumado de soja Goshen de 900g 
1 e 1/2 xícara (de chá) de suco de laranja natural 
1 xícara (de chá) de calda de pêssego/abacaxi (que vem junto na lata) 
1 colher (de sopa) de suco de limão 
1 colher (de sopa) de açúcar demerara ou cristal 
1 colher (de sopa) de mostarda Dijon (pode ser a amarela normal) 
2 colheres (de chá) de alecrim fresco
Óleo vegetal ou margarina vegetal amolecida para pincelar Cravos-da-Índia Pêssego em calda e figos em calda para decorar 

MODO DE PREPARO Retire o presunto defumado do congelador e deixe descansando na geladeira por 8 horas. Retire a embalagem e faça riscos pela superfície, formando losangos. Em uma vasilha, coloque o suco de laranja, a calda do pêssego e o suco de limão, misture e coloque o presunto defumado. Tampe e leve à geladeira por 6 horas, virando de vez em quando para o suco pegar em todo o presunto. Pré-aqueça o forno a 210ºC. Retire o presunto do suco e coloque em uma vasilha untada com margarina vegetal, pincele-o com óleo vegetal e espete cravos-da-Índia entre cada cruzamento dos losangos. Cubra com papel alumínio e leve para assar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare a calda. Em uma panela em fogo médio, coloque a mistura em que o presunto vegetal estava banhado, o açúcar, a mostarda e o alecrim fresco. Misture e deixe ferver. Jogue esta calda sobre o presunto e leve para assar novamente por 1 hora, sem o papel alumínio. De 15 em 15 minutos regue o presunto vegetal com a calda.
Você pode servir com um almoço bem "normal" de arroz e feijão, e uma farofinha turbinada! (além de farinha de mandioca, eu gosto de antes dar uma tostadinha em gergelim, semente de linhaça, e castanha de caju picadinha. Fica uma delícia e super nutritivo! Couve picada na farofa, meio fritinha, também fica ótimo!.










Outro prato gostoso e simples que você pode fazer é o CUSCUZ MARROQUINO. Ele é feito com sêmola de trigo, e basta hidratar em água fervendo na proporção certinha que a caixa indica. Eu não misturo caldo de legumes nem esses caldos artificiais, apenas tempero a gosto. Gosto de picar pepino, tomate, e colocar cenoura ralada e lascas torradas de amêndoas nele. Há quem goste de misturar com passas também. Por cima jogo um azeite, sal e pimenta do reino, e pico uma salsinha ou cebolinha. É leve e delicioso!

Você pode fazer uma bela SALADA com variadas folhas para acompanhar. Junto com palmito, nozes e tiras de manga. Fica uma delícia! 

Outro prato que vai bem na ceia é a ABOBRINHA RECHEADA. O recheio pode ser vegano, com proteína de soja (bem hidratada e a água escorrida para tirar o gosto rançoso), temperadinha e refogada com tomate e azeitonas. Ou você pode rechear com quinoa e legumes, ou com uma misturinha de berinjela, pimentão, tomate e cebola. Fica uma delícia! Se você optar por uma versão láctea, há quem goste com ricota e ervas, ou um creme de requeijão e queijo por cima. Invente!


Uma outra opção de prato principal que eu adoro é a TORTA de MASSA DE GRÃO DE BICO. Eu adoro fazer essa massa! Obviamente ela é muito proteica. As leguminosas são ótimas fontes de proteína para vegetarianos. Então ao invés da pesada (em carboidratos) massa com base em farinha de trigo, gosto de fazer a de grão de bico. É bem simples. Deixe o grão de bico de molho pelo menos por 12h (melhor 24h, como todas as leguminosas). Jogue a água fora, e cozinhe normalmente na pressão. Quando estiver pronto, deixe esfriar. Cate como conseguir o excesso de pelinhas que o grão solta, jogue a água fora (ou transforme em aquafaba, um tipo de chantilly vegano), e reserve o grão de bico. Escorra bem a água dele. 

Então bata ele no mixer ou liquidificador, com um pouco de óleo ou azeite, e sal. Você pode acrescentar alguma semente na massa para ficar mais nutritiva, um pouco de chia ou gergelim combina bem.

Geralmente a massa fica ainda meio molhada, então só pra facilitar a moldagem e a liga eu acrescento cerca de 2 colheres de farinha de trigo, só pra dar aquela grudadinha.

Daí é só espalhar na forma com os dedos. Separar, e partir para o recheio.

O recheio que gosto de fazer envolve um pouco de molho. Pode ser com de tomate, mas acho que fica mais gostoso com um molho branco. Só cuide para ele não ficar muito aguado. Você pode fazer um molho bechamel tradicional, com farinha de trigo e creme de leite, mas boas opções veganas podem ser feitas com leite de aveia (que já dá uma engrossadinha), ou outros leites vegetais, ou com inhame cozido e batido com um pouco de água. Fica gostoso como creme branco! Não tem mistério, é só refogar a cebola, colocar um pouco de farinha de trigo meio fritinha, dissolver bem no liquido, cozinhar um pouco com pimenta do reino e noz moscada e sal. 

Para esse recheio usei alho-poró, tomate, milho e palmito. Depois de tudo picado e da base de molho branco pronta. Misturei e dei uma cozinhada em tudo junto. (importante: o alho-poró precisa ser pré refogado antes para não ficar cru).

Coloquei queijo parmesão por cima e assei por 20min em forno médio. Essa torta é sempre um sucesso. A massa lembra um pouco a massa de empada. Vegetarianos ou não, todos gostam!




SOBREMESAS VEGANAS!



Para a massa das tortas eu fiz bolacha maria (de marca vegana) triturada, e misturada com óleo de coco e farinha de amêndoas. Depois de deixar ela úmida e dar o formato, é só assar por uns 15min em fogo médio.

Fiz duas opções: 
- Creme de coco e baunilha com cobertura de sagu de chia (uva). 
- Torta de limão com cobertura de geléia de damascos.

Para a primeira, misturei leite de coco, açúcar e baunilha, e fui mexendo como se estivesse fazendo um brigadeiro de leite condensado tradicional. Quando senti que o ponto estava mais consistente, desliguei o fogo e pus em cima da massa e levei para a geladeira ( o leite de coco gelado da uma endurecida também).

Para a segunda misturei leite de amêndoas, açúcar, um pouco de óleo de coco (para dar gordura) e maisena (cerca de 2 colheres para  1 copo de leite), como se fosse um mingau. Quando ficou com boa consistência, desliguei o fogo, esperei um pouco e misturei o suco de meio limão. (não se deve cozinhar o limão) e levei à geladeira.

Para as coberturas é simples. Misture semente de chia com suco de uva integral (adoce mais se quiser), mexa bem e deixe na geladeira. Faça isso no DIA ANTERIOR. De vez em quando vá até a geladeira e misture para que todas as sementes fiquem soltinhas e liberem seu 'gel'. Aos poucos a semente vai inchando e o suco vira uma espécie de gel de sementes. Se achar muito aguado, coloque mais sementes, ou acrescente mais suco se tiver secado. O gosto é bom e a textura fica interessante.

No caso dos damascos, hidrate eles por pelo menos 1 hora, retire a água e bata com açúcar. Dê uma leve cozida como se fosse fazer uma geleia de damascos. Ai é só espalhar por cima e colocar raspas de limão.

Ficaram realmente gostosos! 


Bem, essas são as sugestões que quis reunir para uma ceia natalina vegetariana (com inclinações veganas). Se você esperava receitas orientadas com medidas certinhas eu peço desculpas. Culinária não é meu forte, e a maioria das coisas faço "no olho". Minha intenção não era criar um post de receitas, mas uma sugestão de ideias mesmo! Quem sabe isso desperte sua criatividade e você também crie uma ceia gostosa!!

Feliz Natal!
Que seu natal não seja regado do sofrimento e morte de animais inocentes. Que o espírito do natal toque os corações despertando a compaixão por todos os seres sencientes e possamos nos sentir UM com o todo, e realmente celebrar a vida, o solstício e o Christos
Com amor

Alaya e Lara






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...