terça-feira, 7 de agosto de 2018

"É só tirar a carne e comer" - Crianças Vegetarianas


A imagem pode conter: 1 pessoa, bebê e comida

Sobre crianças vegetarianas, mas principalmente sobre tentar entender as escolhas dos outros mesmo quando não parece fazer sentido para nós. Afinal na maternidade, existem as particularidades de cada família, e ser tolerante e respeitoso com as diferenças é importante para o convívio e o crescimento das crianças.
TODO vegetariano já ouviu aquela frase “mas é só tirar a carne e dá pra comer”
Quantas vezes eu não ouvi que era só catar a linguiça do feijão que eu podia comer
Ou abrir o sanduiche e tirar o presunto que ficava tudo bem
Ou catar as batatas cozidas no meio da carne assada e comer só as batatas. Que era bobagem ficar com fome, que “só encostou”, que eu não estaria comendo a carne.

Fico com nojinho cada vez que peço “hambúrguer vegetariano” em algum local que vende o tradicional, pensando que usam a mesma chapa com aquela gordura de carne misturada no meu hambúrguer de grão de bico (por isso parei de pedir esses sanduiches).
Quando eu era criança uma professora na escola ficou incomodada comigo, pois ela fez o favor de tirar a salsicha de dentro do cachorro quente e me deu sem, e mesmo assim eu me recusei a comer.

Como eu já contei no meu vídeo sobre alimentação vegetariana para crianças (link aqui https://youtu.be/7rCf6Afx3YE) eu não considero carne COMIDA. Minhas papilas gustativas não salivam quando penso numa picanha, quando sinto o cheiro de bacon. Para mim não é comida, nunca foi, nunca comi, meu cérebro não está “formatado” para identificar carnes como alimento. Eu olho para uma carne eu vejo um animal morto, um bicho que sofreu, um defunto mesmo, não me apetece. Então não, não é só “tirar a carne”.
Vou fazer um paralelo, quem sabe conseguem me entender melhor
Imagine que você está comendo um pão francês, e ao cortar o pão você encontra um pedaço de unha suja dentro da massa. Você só tira a unha e continua a comer o pão?
Imagine que você se serviu de uma tigela de arroz, e encontrou uma barata morta dentro do seu prato. Você cata a barata e continua a comer o arroz?
Você está comendo um sanduiche e ao dar uma mordida vê um dedo humano decepado ali dentro, você tira o dedo e come o sanduiche?
Você visita um amigo que gosta de culinária oriental do tipo que inclui insetos no cardápio, ele te oferece um feijão com algumas lesmas cozidas dentro como aperitivo, você cata as lesmas e come o feijão?

NÃO né!!!
Carne para mim é tão “comida” quanto besouro frito é para você
Não é ok só tirar a carne e comer o resto. Entendam isso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...