segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Como Aliviar a Cólica do Bebê?!

Dicas para aliviar a cólica do Recém-nascido

Essa é uma das maiores dúvidas das mães. O choro do recem nascido tem muitas causas, é importante saber que nem todas são "cólica" apesar do que dizem as palpiteiras! Muitas vezes aquele choro sentido que começa após o pôr do sol pode ser sono inadequado durante o dia, excesso de estimulos ao longo do dia, cansaço ou vontade de mudar de ambiente e estar embalado no colo.
O choro é a forma do bebê se comunicar. Com o tempo as mães e pais começam a identificar os tipos de choros do bebê, e identificando-se as cólicas, tão normais devido à imaturidade do sistema digestório, é bom ter algumas cartas na manga para com calma saber o que fazer para ajudar a aliviar o seu bebê.
Nesses três vídeos, eu explico um pouco sobre o choro do bebê, a teoria da exterogestação -- que nos ajuda a entender o momento que o bebê passa e assim lidamos melhor com esses três desafiantes primeiros meses -- e falo um pouco sobre a cólica, dando dicas mais práticas nos dois vídeos seguintes.

 1- Choro do bebê, Exterogestação e Cólica do recem nascido


2 -Dicas  para aliviar a cólica do bebê - 1

3 - Dicas  para aliviar a cólica do bebê - 2

Resuminho do que pode ajudar!
- se acalmar para conseguir acalmar o bebê (e identificar o choro)
- posições e balanços, como ficar de barriga pra baixo no antebraço e quicar na bola de pilates
- bolsa de sementes morna no abdomem
- movimentos circulares contra a barriga do bebê e bicicletinha com as pernas
- uso do sling
- banho de balde
- não deixar o bebê chorando (ele engole ar e isso piora os gases - não preciso dizer que é cruel né!)


ALÉM de tudo isso deixo outras dicas!

- Amamentar pode ajudar, pois além do leite materno ser de mais fácil digestão por ser rico em enzimas digestivas e ser um ótimo calmante; ele também ajuda na movimentação do intestino durante a deglutição, e isso pode aliviar gases presos. Preste ATENÇÃO na PEGA do bebê no seio, com uma boa pega o bebê não engole ar! Ah, o leite materno também ajuda a trazer boas bactérias ao intestino, fazendo com que ele amadureça melhor para a digestão!

- NÃO existe evidência de que a alimentação da mãe influencie nas cólicas. Os únicos achados se referem à proteína do leite de vaca para algumas pessoas/bebês (não adianta consumir produtos "sem lactose", é preciso cortar todo e qualquer laticinio e fazer dieta de restrição se houver suspeita de alergia ao leite de vaca - esta pode piorar quadros de cólicas). De resto! Coma bem! Não se prive de alimentos, não torne o puerpério mais difícil. É válido procurar ajuda de um profissional de nutrição materno infantil, é válido (para qualquer pessoa) deixar leguminosas (feijões etc) de molho por no mínimo 12h e trocar a água antes de cozinhar, mas você não precisa passar fome pra amamentar! Qualquer dúvida veja esse link explicativo! https://www.facebook.com/nutrijow/photos/a.431552453845369.1073741828.410536325946982/501483720185575/?type=3&theater

- Pesquisas científicas recentes concluiram que os medicamentos comunmente usados para cólica no bebê não tem efeito nenhum, as dicas acima funcionam melhor! - Fuja de "pózinhos" que contém sacarose e outros (adoçantes cancerígenos) que enfiam gosto doce nas papilas gustativas do bebê e os "calam" por algum momento mas não causam alivio nenhum para as cólicas e ainda fazem mal!

- NUNCA dê chás para bebês!! O chá pode piorar a cólica, irritar as paredes estomacais e intestinais. A cólica é fruto da imaturidade do organismo do bebê que ainda está aprendendo a funcionar, o leite materno possui enzimas apropriadas pro sistema digestório dele, chás são completamente contra indicados, ocupam o espaço que deveria ser do leite, enchem o estômago do bebê de algo sem nutrientes e enzimas adequadas, possui principios ativos que podem fazer mal ao bebê e podem piorar as cólicas. Não Dê! Não importa se sua avó dava e todos sobreviveram, você pode fazer melhor frente a informações mais atualizadas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...