domingo, 24 de março de 2013

Será que não faz mesmo diferença?! Cesárea x Parto vaginal x Parto Humanizado

Um post no estilo "uma imagem vale mais que mil palavras"
Fiz essas montagens para tentar mostrar a diferença no tratamento com as mães e os bebês.
Enfatizo que a Cesárea é uma cirurgia MARAVILHOSA quando usada para salvar vidas. A cesárea é para emergências, para gestações de alto risco. A Organização Mundial da Saúde preconiza que 15% das mulheres vão precisar de uma cesárea, portanto, é ótimo que ela exista!! Contudo, se sua gestação é de baixo risco, saudável.. não faz muito sentido escolher passar por uma cirurgia ao invés de ter uma experiência transformadora de parto!
Há grandes diferenças, como podem ver, quanto a liberdade de posição/movimentação da mãe, presença do pai apoiando, de familiares. O ambiente em um parto humanizado é muito mais acolhedor, o bebê ao nascer vai direto para o colo da mãe.. tudo isso faz diferença em nossa percepção do parto como algo violento ou prazeroso.
Cesáreas mal indicadas (baseadas em mitos e terrorismo médico) e os partos vaginais Anormais (frankenstein, isto é, cheio de intervenções desnecessárias e desrespeito à integridade física e emocional da mulher) possuem diferenças gritantes em relação à beleza que pode existir em um parto natural humanizado.

Em um parto humanizado a mulher é protagonista! Dela é o parto! Dela é o bebê! Ela decide como fica mais confortável, quem ela quer junto dela, se quer parir de cócoras, na água. Ela confia em sua capacidade, acredita na fisiologia do seu corpo, e junto com seu bebê trabalha ativamente para dar nascimento a ele.
Já nos outros ela é uma expectadora passiva, amarrada a uma maca, presa a perneiras, impedida de se movimentar, cerceada em seus desejos, seu corpo tratado como uma "fábrica", que deve ser aberta, cortada, e remendada, e o bebê é um trófeu a ser exibido, acolhido sem carinho, e levado para longe da mãe.

Esse post não é para quem precisou de fato de uma cesárea bem indicada, esse post não é para aquela mulher vítima do sistema que queria ter um parto normal mas foi aterrorizada por um médico e enganada com um pretexto falso de cesariana (tipo "passou do tempo", "não dilatou", "cordão enrolado no pescoço" e outros motivos estapafúrdios). Esse post não é para fazer quem teve uma cesárea se sentir mal, nem para gerar uma frustração em quem lutou por um atendimento respeitoso mas acabou num parto vaginal mais violento! Não, nós sabemos o quanto é difícil conseguir parir com respeito e dignidade no Brasil! Nós lutamos para que as mulheres tenham cada vez mais acesso a informações de qualidade e um atendimento humanizado!
Esse post é para quem não quer saber, quem fecha os olhos e ri e diz que "tanto faz", "é tudo a mesma coisa". É pra quem prega aos 4 ventos sua cesárea "limpinha e cheirosa" e fala que tem nojinho de parto, que isso é coisa pra índia. É pra quem ignora a diferença no atendimento, no tratamento ao bebê, é pra quem não ta nem aí pra se conscientizar.

Há diferença sim! Ser protagonista ativa do seu parto, em um ambiente acolhedor, aconchegante e respeitoso, é outra coisa!! Poder pegar o próprio bebê e trazer ele para o colo, ser tratada como uma mulher forte, uma mulher inteligente, que sabe o que é melhor para si, sabe que posição quer ficar..  ter liberdade, ter participação, poder estar cercada de pessoas familiares (o pai poder participar, pois no atendimento padrão muitas vezes o pai ainda é barrado, apesar de ser lei, e quando pode entrar é mero espectador), cercada de sorrisos e olhares de incentivo (ao invés de máscaras estéreis que escondem pessoas sem rosto, que fazem aquilo por protocolo, por rotina, te tratando como "a paciente do quarto X"..) Trazer o bebê sem uma luz forte na cara dele o cegando, sem um ar condicionado frio, sem ele ser exibido como um troféu e passado de mãos em mãos, esfregado e submetido a procedimentos desnecessários enquanto a mãe permanece passiva, amarrada a uma maca, como mero produto onde seu bebê é o subproduto...

É muito diferente!! E duvido que alguém ao compreender todas essas diferenças escolha não ser protagonista, escolha não ser ativa, escolha não estar em um ambiente aconchegante e respeitoso (e o parto humanizado pode ocorrer tanto em casa quanto no hospital, o importante é a equipe!) . A "escolha" da cesárea em nossa sociedade é uma grande falácia, é uma mentira baseada em terrorismo psicológico e falta de apoio real e acesso a informação de verdade.
Havendo possibilidade de escolha (isto é, se sua gestação não indica um motivo real para a necessidade de uma cesárea), por que não escolher um nascimento mais humano?! Não é "tanto faz", é muito diferente; Ser tratada com carinho, e receber o bebê com amor, com calor humano, isso é nascer sorrindo!













































2 comentários:

  1. não deveria colocar tantos empecilhos num procedimento simples,que vc descreve como um bicho de 7 cabeças sendo que é o único procedimento seguro no caso de alguma emergência de ultima hora no seu parto vaginal imaculado.todas as futuras mamães tem o direito de escolher como vai ser o momento mais importante da vida delas.

    ResponderExcluir
  2. não deveria colocar como um bicho de 7 cabeças um procedimento simples,que é o único procedimento que em caso de uma emergência no seu parto vaginal imaculado vai salvar a vida do bebê e da mãe.todas as futuras mamães tem o direito de escolher como vai ser o momento mais especial da vida delas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...