Tender Veg!
Comprei da Marca Goshen http://goshen.com.br/ e segui mais ou menos a receita do Presunto Vegetariano. https://youtu.be/CK5u3gqdk4Y. Ficou uma delícia! E da turma que come carne, vários preferiram comer o Tender Veg ao tradicional! Devia estar mais gostoso mesmo!
INGREDIENTES
1 presunto defumado de soja Goshen de 900g
1 e 1/2 xícara (de chá) de suco de laranja natural
1 xícara (de chá) de calda de pêssego/abacaxi (que vem junto na lata)
1 colher (de sopa) de suco de limão
1 colher (de sopa) de açúcar demerara ou cristal
1 colher (de sopa) de mostarda Dijon (pode ser a amarela normal)
2 colheres (de chá) de alecrim fresco
Óleo vegetal ou margarina vegetal amolecida para pincelar Cravos-da-Índia Pêssego em calda e figos em calda para decorar

Você pode servir com um almoço bem "normal" de arroz e feijão, e uma farofinha turbinada! (além de farinha de mandioca, eu gosto de antes dar uma tostadinha em gergelim, semente de linhaça, e castanha de caju picadinha. Fica uma delícia e super nutritivo! Couve picada na farofa, meio fritinha, também fica ótimo!.
Outro prato gostoso e simples que você pode fazer é o CUSCUZ MARROQUINO. Ele é feito com sêmola de trigo, e basta hidratar em água fervendo na proporção certinha que a caixa indica. Eu não misturo caldo de legumes nem esses caldos artificiais, apenas tempero a gosto. Gosto de picar pepino, tomate, e colocar cenoura ralada e lascas torradas de amêndoas nele. Há quem goste de misturar com passas também. Por cima jogo um azeite, sal e pimenta do reino, e pico uma salsinha ou cebolinha. É leve e delicioso!
Você pode fazer uma bela SALADA com variadas folhas para acompanhar. Junto com palmito, nozes e tiras de manga. Fica uma delícia!
Outro prato que vai bem na ceia é a ABOBRINHA RECHEADA. O recheio pode ser vegano, com proteína de soja (bem hidratada e a água escorrida para tirar o gosto rançoso), temperadinha e refogada com tomate e azeitonas. Ou você pode rechear com quinoa e legumes, ou com uma misturinha de berinjela, pimentão, tomate e cebola. Fica uma delícia! Se você optar por uma versão láctea, há quem goste com ricota e ervas, ou um creme de requeijão e queijo por cima. Invente!
Uma outra opção de prato principal que eu adoro é a TORTA de MASSA DE GRÃO DE BICO. Eu adoro fazer essa massa! Obviamente ela é muito proteica. As leguminosas são ótimas fontes de proteína para vegetarianos. Então ao invés da pesada (em carboidratos) massa com base em farinha de trigo, gosto de fazer a de grão de bico. É bem simples. Deixe o grão de bico de molho pelo menos por 12h (melhor 24h, como todas as leguminosas). Jogue a água fora, e cozinhe normalmente na pressão. Quando estiver pronto, deixe esfriar. Cate como conseguir o excesso de pelinhas que o grão solta, jogue a água fora (ou transforme em aquafaba, um tipo de chantilly vegano), e reserve o grão de bico. Escorra bem a água dele.


Daí é só espalhar na forma com os dedos. Separar, e partir para o recheio.

Para esse recheio usei alho-poró, tomate, milho e palmito. Depois de tudo picado e da base de molho branco pronta. Misturei e dei uma cozinhada em tudo junto. (importante: o alho-poró precisa ser pré refogado antes para não ficar cru).
Coloquei queijo parmesão por cima e assei por 20min em forno médio. Essa torta é sempre um sucesso. A massa lembra um pouco a massa de empada. Vegetarianos ou não, todos gostam!
Para a massa das tortas eu fiz bolacha maria (de marca vegana) triturada, e misturada com óleo de coco e farinha de amêndoas. Depois de deixar ela úmida e dar o formato, é só assar por uns 15min em fogo médio.
- Creme de coco e baunilha com cobertura de sagu de chia (uva).
- Torta de limão com cobertura de geléia de damascos.
Para a primeira, misturei leite de coco, açúcar e baunilha, e fui mexendo como se estivesse fazendo um brigadeiro de leite condensado tradicional. Quando senti que o ponto estava mais consistente, desliguei o fogo e pus em cima da massa e levei para a geladeira ( o leite de coco gelado da uma endurecida também).


No caso dos damascos, hidrate eles por pelo menos 1 hora, retire a água e bata com açúcar. Dê uma leve cozida como se fosse fazer uma geleia de damascos. Ai é só espalhar por cima e colocar raspas de limão.
Ficaram realmente gostosos!

Feliz Natal!
Que seu natal não seja regado do sofrimento e morte de animais inocentes. Que o espírito do natal toque os corações despertando a compaixão por todos os seres sencientes e possamos nos sentir UM com o todo, e realmente celebrar a vida, o solstício e o Christos
Com amor
Alaya e Lara