quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Como se preparar para a Amamentação e Semana Mundial de Aleitamento Materno - Atitudes Sustentáveis


Ao amamentar podemos contribuir para um mundo melhor?!

Vídeo meu com muitas dicas de como se preparar desde a gravidez para conseguir amamentar! O que fazer e o que não fazer! O que é normal e o que precisa de ajuda! Confiram no vídeo






E em comemoração a SMAM2016, um texto ótimo da convidada Fernanda Rezende, uma querida amiga de Brasília e moderadora do Grupo Virtual de Amamentação no facebook.

Hospitais e maternidades: como ter uma atitude sustentável em relação à amamentação?

Por Fernanda Rezende Silva

Em 1987, somente no Paquistão, 4,5 milhões de mamadeiras foram vendidas (fonte: http://pt.slideshare.net/Marcusrenato/o-impacto-ecolgico-da-alimentao-por-mamadeira-frmula-infantil). A maioria das mamadeiras é feita de plástico, geralmente reutilizável, mas raramente este plástico é reciclado no final de sua vida útil. Plástico leva mais de 400 anos para se decompor (fonte: 
http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/8%20-%20mcs_lixo.pdf). Você já parou para pensar quanto lixo foi gerado só pelas mamadeiras do Paquistão em um único ano? 

A SMAM deste ano trouxe a reflexão sobre amamentação e sustentabilidade. É óbvio que amamentar é melhor para o bebê, para a mãe, para o meio ambiente, e as mães querem amamentar. Porque então ainda está sendo gerado tanto lixo e poluição com o processo de aleitamento artificial? Porque falta apoio e informação para as mulheres conseguirem amamentar. 

As maternidades oferecem LA para os recém-nascidos mesmo quando eles não precisam: praticamente todo bebê que nasce em hospital recebe a prescrição de LA "para o caso de necessidade". Mas o que é "caso de necessidade" para uma mãe que acabou de ter um bebê e ainda não sabe amamentar? Nem todo choro é sinal de fome, é impossível essa mãe saber (a menos que ela tenha estudado muito o assunto amamentação) se existe real necessidade. Algumas mães precisam brigar feito leoas para que seus bebês não recebam o tal LA, pois já virou protocolo da maioria das maternidades oferecer LA sem nem questionar. 

Adicionar legenda
Poucos hospitais têm profissionais que ensinam a amamentar corretamente (pega correta, ordenha, livre demanda, riscos dos bicos artificiais, posições de amamentação, etc.), e a maioria deles coloca em risco a amamentação ao incentivar o uso de chupetas e mamadeiras! Sim, com exceção dos Hospitais Amigos da Criança, na maioria das maternidades comuns os bebês recebem LA em chuquinha (mamadeira), muitas vezes antes mesmo de ter a primeira mamada no peito da mãe, e se o bebê precisa de internação o risco de também usar chupeta é alto. Para piorar: muitos hospitais ainda têm berçários, dificultando muito o contato da mãe com o seu bebê e o estabelecimento da amamentação. Começa na maternidade o pesadelo das mães que querem amamentar: ao invés do bebê seguir o caminho natural, que seria estar junto com a mãe e mamando no peito, este bebê está afastado da mãe tomando uma mamadeira de LA. O risco de confusão de bicos nestes casos é alto: se mesmo quando está tudo bem o bebê precisa de ajuda para aprender a mamar, imagine se já começar com LA e uma mamadeira atrapalhando. 

Quanto deste lixo gerado no Paquistão foi culpa dos hospitais/maternidades? É impossível saber ao certo, mas com certeza eles tiverem participação no início do processo de desmame da maioria desses bebês. 

E o que podemos fazer para tentar melhorar este cenário? Se já sabemos as causas, vamos pensar nas ações: 

- acabar com berçários nas maternidades: bebê saudável tem que ficar junto com a mãe; 
- treinar/atualizar os profissionais para que eles consigam efetivamente ajudar as mães a amamentar; 
- tirar dos protocolos o LA rotineiro: só deve ser oferecido LA para bebê que foi avaliado presencialmente por um pediatra e este confirmou por escrito a real necessidade deste bebê tomar LA (pouquíssimos casos justificam LA logo após o nascimento). 

Você conhece algum profissional ou empresário de hospital/maternidade? Mande este texto para ele - você poderá ajudar muitos bebês com esta ação. Você é um empresário do setor hospitalar? Use as dicas acima a seu favor: adotar medidas que favorecem a amamentação é algo que pode render uma bela campanha de marketing (mas precisa implementar de verdade, tá - lembre que as mães conversam MUITO entre si). 

O que nós mães podemos fazer? Exigir o fim dos berçários (bebê junto com a mãe o tempo todo), não aceitar o LA rotineiro (você pode fazer um documento por escrito dizendo que não permite que seu bebê tome LA sem necessidade médica comprovada), divulgar estas informações para outras mães, pois dessa forma estaremos ajudando outras mães a terem um início de amamentação mais tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...