sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

As contrações são como ondas, deixe elas fluirem



          Conheci esse texto lá por 2008, ele circulou por algumas comunidades de maternidade no orkut. Escrito por uma querida amiga sob o pseudônimo de Xícara de Luz. Que ele possa ajudar as gestantes a se entregarem ao momento do parto.

Ela vai durar bem pouquinho no início. Tanto é que você não vai nem sentir as primeiras se você estiver dormindo. Duram segundinhos. E até vir a próxima "onda" leva tanto tempo que você já se esqueceu como foi a anterior. Está entendendo?

Quando o trabalho de parto engrenar, o que pode demorar horas ou dias, você já vai estar habituada com a contração. Já conseguirá identificar quando ela inicia, saberá quando está na "crista da onda" e também quando ela está indo embora. Então o que muda para ficar tão difícil como dizem?? Muda a duração da contração, que era segundinhos, e passa a ser de um minuto ou pouco mais. Muda também o intervalo, que podia ser de hora ou longos minutos, e pode passar a ter segundinhos.

Ou seja, não existe um momento a partir do qual você sentirá uma dor dilacerante e ficará com ela por dias. Contrações são ondas. Vem e vão. [O mar pode estar calmo, e depois se agita]. E algumas mulheres, com trabalho de parto prolongado, podem ter intervalos de minutos e até DORMIREM entre uma contração e outra.

Mas aí vem o grande mistério do poder feminino de parir. Se você entender muito bem que aquelas ondas estão trazendo seu filho, a cada contração você sentirá ele mais próximo dos seus braços. Você não lutará contra a contração, porque você QUER que ela venha e lhe traga seu filho. [Você embarca na onda, e surfa com ela, e se entrega à intensa sensação de parir]. Estar dando a luz e ser a protagonista daquele fenômeno é tão fabuloso que em vez de vestir aquele momento com dor... surpreendentemente você poderá fazê-lo com PRAZER.

Porém, você só pode fazer aquilo que acredita que pode. Ainda resta algum tempo até o seu parto, portanto, eu gostaria de lhe dizer para reforçar a auto-estima, olhar para a mulher que muitas vezes superou outros obstáculos na vida, e encontrar força e confiança para assumir o nascimento do seu filho. Acredite que, apesar de tudo que já lhe disseram sobre dores insuportáveis, as mulheres têm sobrevivido à isso por milênios. Elas não o fariam tantas vezes se realmente fosse maior do que elas podem aguentar

Eu acredito em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...