terça-feira, 11 de setembro de 2012

Palestra da parteira Ina May Gaskin sobre Parto Natural

Ina May Gaskin é uma parteira americana que combina a prática do parto tradicional com um profundo interesse e respeito pela psicologia e fisiologia humanas. Desde a década de 60, quando viajava em grupo em busca de uma terra onde pudessem se assentar, até os dias de hoje, Ina May e suas colegas parteiras já atenderam a mais de 3 mil partos domiciliares na comunidade onde vivem, no Tenessee, EUA. Ela é autora de dois livros best sellers, "Spiritual Midwifery" e "Ina May's Guid to Natural Childbirth". É uma conferencista aclamada em todo o mundo e mistura um aguçado senso crítico com uma boa dose de humor inteligente. 
(http://www.maternidadeativa.com.br/inamay.html)


Tenho muito apreço pela palestra abaixo, além da grande qualidade, foi o primeiro vídeo que me puxou para o mundo da humanização do parto e da maternidade, anos atrás. Esse vídeo já foi postado em vários blogs, e a Flavia Mandic traduziu seu áudio para o português para que mais pessoas pudessem ter acesso. Não satisfeita apenas com o texto escrito, eu usei a tradução da Flavia (com algumas adaptações minhas) e coloquei em legendas, para que todos possam aproveitar a genialidade dessa parteira.

Ina May defende que o parto é uma experiência natural do ser humano, e que tudo flui mais fácil se estamos acolhidas em um ambiente ideal (e com boas emoções) e podemos nos entregar ao momento. Ela nos fala dos hormônios do amor, de nossa capacidade de introjetar o novo, da timidez de nossos esfincteres e de como nossa cabeça (e uma assistência ruim) podem travar o parto. Ina May nos lembra que também somos mamíferas, e que guardamos os mesmos instintos de proteção e fuga dos animais. Tantas reflexões importantes que hoje são tão esquecidas no ambiente médico. Vale a pena assistir à palestra!

*a legenda fica melhor visualizada na opção de tela média (entre a pequena tradicional e fullscreen, é só clicar lá no youtube)

Parte 1


Parte 2


Parte 3




*Um vídeo extra com uma entrevista com ela, também legendado

A Mayra Calvette, enfermeira obstetra (parteira) brasileira que acompanhou o parto domiciliar da Gisele Bundchen está produzindo um documentário chamado "Parto pelo Mundo", e a Ina May é uma das entrevistadas. Mais reflexões interessantes:






                                             "Nós não queremos nossas mães assustadas, nós queremos que elas tirem da experiência de parto uma sensação do seu poder". Ina May Gaskin



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...