Sobre mim




Meu nome é uma palavra sânscrita que significa “morada da consciência”. É a Alma do Mundo, a mônada, a centelha de unidade em nós, a luz que habita no interior de todos os seres: daí o nome do blog, Morada Interior, como o útero onde cada bebê é o receptáculo de uma consciência de luz. 


Minha mãe é uma pessoa que sempre prezou pelo natural, e em sua gestação, apesar do terrorismo que ouviu por ser diabética (insulino dependente), lutou para que eu não fosse arrancada de seu ventre as 36 semanas (devido aos protocolos). Minha mãe desejava um parto normal e eu nasci as 39 semanas de uma cesárea emergencial devido a complicações da diabetes. Sempre me chocou como algumas pessoas optavam pela via cirúrgica mesmo sem precisar, e sempre me causou pesar imaginar aquele bebê e aquela mãe separados durante 10horas por causa das rotinas hospitalares. Que crueldade separar um bebê de sua mãe! Que bom que minha mãe manteve esse elo pelos dois anos e meio de amamentação que se seguiram!
meu nascimento e a encubadora após a cesárea devido a hipoglicemia

Cresci questionando o que é de fato saúde, e qual o papel dos curadores nesse processo. Me apaixonei pelo cuidar, começou com os animais de rua que eu acolhia em casa, e então essa vontade cresceu. O ato de cuidar e o desenvolver da empatia são essenciais para o acolhimento e para o estabelecimento harmônico da saúde, em todos os seus aspectos, sejam físicos, sejam emocionais.
Fiz uma graduação em letras-tradução pela UnB (sou apaixonada por línguas também), mas não me encontrei ali. Pensava em fazer uma graduação em nutrição, fiz um curso livre sobre alimentação natural. Peguei matérias da psicologia na faculdade e fiz uma especialização em acupuntura (que me deu uma base no entendimento da Medicina Chinesa). Fiz cursos de meditação (e hoje sou fã dessa prática), estudei religiões diversas. Então, durante uma matéria da filosofia decidi realizar um sonho antigo, um Mestrado em Filosofia (UnB). Estudei o filósofo Plotino (neoplatonismo), e minha dissertação trata, dentre outras coisas, da Unidade presente em tudo que é vivo, e da importância do silêncio, e do recolhimento para dentro do si-mesmo como uma forma do despertar de consciência. Tudo isso contribui para uma visão integral do ser humano e para um entendimento da importância do silêncio em um parto.
Foi nessa época, a partir de 2006, que me apaixonei pelo tema da maternidade. Comecei a ler tudo sobre gestação, parto, psicologia infantil. Conheci a Dra. Thelma (da finda comunidade Pediatria Radical, autora do "Livro da Maternagem"), que muito me ensinou. Aprendi muito também com algumas amigas virtuais a quem serei sempre grata. Surgiu então uma vontade de fazer um curso de doula, mas ainda não era o momento.
Em 2009, sentindo necessidade de uma formação mais completa no assunto, me matriculei em outro curso de Acupuntura (ENAc), um curso técnico (2.500 horas) com certificação pelo MEC. Esse curso não só me ajudou a aprofundar o conhecimento na Medicina Tradicional Chinesa, como me capacitou para diversas outras técnicas que fazem parte desse saber, como a ventosaterapia, o guasha, a moxabustão (muito útil para virar bebês pélvicos) e a massagem Tuiná. Também aprendi a usar a fitoterapia chinesa, e a dietoterapia como complemento importante para estabelecimento da saúde, dentro da visão integral que os chineses promovem. A alimentação e o uso de ervas são parte importante da terapêutica.
Também em 2009 fiz o Workshop ‘Gravidez, Parto e Simbiose’ e um curso de Florais de Bach pelo Instituto Bach de Londres.
Em 2010 me inscrevi na Conferência Internacional da Rehuna (Rede para Humanização do Parto e Nascimento), que ocorreu em Brasília, onde além das atividades e palestras, participei de um mini-curso de Ecologia do Parto com a Enfermeira Obstetra Heloisa Lessa (do RJ), que apresenta uma visão afinada com a do obstetra Michel Odent. Também durante a Conferência de 2010 participei do encontro Nacional de Doulas, apesar de ainda não ser doula.
Em 2011 fiz o "VI Curso de Capacitação de Doulas e Educadoras Perinatais" pela ReHuna (Rede de Humanização do Parto e Nascimento), em Brasília. Também fiz um mini curso de massagem para grávidas nesse ano. Foi um ano de muito ativismo, participei da marcha pela humanização do parto que ocorreu em várias cidades do Brasil. Em momento nenhum considerei que esse era o fim de uma jornada. É preciso renovar sempre o conhecimento, estudar, buscar nos livros, e também na prática. Durante 2012/2013 coordenei junto com outra doula (minha amiga Erica de Paula - produtora do filme "O Renascimento do Parto") um grupo de gestantes que possui encontros mensais gratuitos. O grupo "Renascimento do Parto" em Brasília http://grupodegestantesrp.blogspot.com.br/



E em 2013 participei do Congresso de Parto e Amamentação que ocorreu em São Carlos, onde pude renovar meus conhecimentos.



Em 2014 colaborei com o primeiro curso de formação de doulas da Roda BEBEDUBEM/GAMA, organizado pela doula Flavia Penido em São José dos Campos-SP. Também me uni aos esforços da psicóloga Elaine Miragaia em formar um grupo para gestantes em Caçapava-SP, o grupo Gaia Apoio Materno. 


Em 2014 gestei minha primeira filha, Lara, que nasceu em julho de cesárea necessária por queda dos batimentos cardíacos, após uma transferência de um parto domiciliar planejado e muitas horas de contrações. O relato você encontra aqui no blog http://alaya77.blogspot.com.br/2014/08/relato-de-parto-da-lara-filha-da-alaya.html

Nesse meio tempo, para dar vazão à minha vontade de compartilhar e ajudar, criei um canal no youtube onde falo um pouco sobre o parto humanizado, como contar os meses e semanas, a cólica dos bebês etc https://www.youtube.com/user/Alaya7/videos

Hoje sou uma doula grata por poder acompanhar esse momento lindo que é o parto, carrego comigo a sacralidade da unidade que permeia tudo vive e a importância da intenção em tudo que fazemos. Faço uso de tudo que aprendi durante esse caminhar (a acupuntura, fitoterapia, etc.) sempre que considero necessário. Mas considero que o mais importante é a mulher descobrir a força que brota dela mesma!



Já aviso que tenho opiniões fortes e um profundo idealismo enraizado em mim, porém acredito que o mais importante é que cada mulher sinta-se livre e segura para tomar as próprias decisões e formar as próprias opiniões! Acredito, acima de tudo, que toda mulher é capaz de parir e transformar-se, e que dela é o protagonismo desse momento! O nascimento é a força pulsante da vida em nosso interior, e a doula é uma serva, uma cuidadora. Toda mulher, se assim o desejar, merece uma doula.

    Atualmente estou morando na região do Vale do Paraíba (SP), atuando em São José dos Campos. Faço atendimentos de acupuntura a domicílio ou em consultório em São José dos Campos -- tratando todas as demandas relativas a saúde da mulher: dificuldades para engravidar, menstruação irregular, cólicas menstruais, TPM, inchaços na gravidez, enjoos, dores, ansiedade, indução de trabalho de parto, relaxamento durante o parto, ajuda com a amamentação etc. 










Caso você tenha interesse em meu acompanhamento como doula ou em consultas de acupuntura, é só entrar em contato pelo e-mail alayadullius@gmail.com 







Carrego comigo o ensinamento budista: “possa eu ser para todos aquele que apazigua a dor. Que nunca seja estéril o meu encontro com alguém! Possa eu ser o protetor daqueles que não o tem; e o guia dos que caminham. Possa eu ser a ponte, o bote e o barco para todos aqueles que desejam cruzar o rio. Que eu seja uma ilha para aqueles que a buscam, e uma lâmpada para os que necessitam de luz. Possa eu ser um leito para os que estão cansados, e um servo para todos que de um necessitam.
(Shantideva, em Guia para o Modo de Vida do Bodhisattva)


4 comentários:

  1. Muito Legal, Alaya, conhecer este aspecto da sua vida. Obrigado por compartilhar com os amigos e meus parabéns pela iniciativa em promover saúde e consciência.

    Um beijão... muita Luz para você.

    Tiago

    ResponderExcluir
  2. COm certeza a minha doula quando eu for ter o meu baby!

    Um beijos Alaya!

    Ívina

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog! Parabéns!!!! 😊😘

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...