sexta-feira, 6 de março de 2015

Mingau saudável e adocicado com aveia e fruta (sem lactose e sem açúcar)

Esse não é um blog de receitas mas é um blog para mães, e muitas amigas tem me pedido a receita que faço de mingau para a Lara que é um sucesso, ela adora!

Eu sou péssima com medidas e faço tudo "no olho", então tentei dar uma ideia das medidas na receita, mas sintam-se livres pra deixar mais grossinho ou mais molinho. A dica é ter liberdade para adaptar e inventar.


Muitas mães equivocadamente usam produtos industrializados na introdução alimentar de seus filhos que são cheios de açúcar. A industria vende aquelas embalagens coloridas e nos convencemos que é aquilo que precisamos dar para os bebês, quando na verdade são apenas farinhas açucaradas cheias de conservantes que mais fazem mal. O Mucilom por exemplo, vejamos os ingredientes:



  •    FARINHA DE ARROZ, AÇÚCAR, FARINHA DE AVEIA, EXTRATO DE MALTE, SAIS MINERAIS (CARBONATO DE CÁLCIO, FOSFATO DE SÓDIO DIBÁSICO, FUMARATO FERROSO, SULFATO DE ZINCO), VITAMINAS (VITAMINA C, NIACINA, VITAMINA E, ÁCIDO PANTOTÊNICO, VITAMINA A, VITAMINA B1, VITAMINA B6, ÁCIDO FÓLICO, VITAMINA D) E AROMATIZANTE VANILINA. CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM TRAÇOS DE LEITE.

O açucar é o segundo maior ingrediente, tem mais açúcar do que farinha de aveia. O resto são vitaminas sintéticas e aromatizante.
O bebê precisa disso? Não! Vitaminas ele tira do leite materno, das frutas, dos legumes. E esse açucar todo apenas faz mal a saúde dele.
Então como fazer? Ora! Qual o ingrediente principal? Farinha de arroz e farinha de aveia (ou de milho). Compre essas farinhas, in natura, pronto! Sem açucar, sem embalagem colorida, sem a nestlé te enganando.

Eu nem sempre dou mingau pra minha filha pois aqui seguimos o método BLW em que ela guia a própria introdução alimentar e come em pedaços desde os 6 meses, (por isso eu mantive os pedaços das frutas e não amassei eles). Mas eu mesmo adulta gosto de um mingauzinho então faço pra ela e aproveito pra mim também!

Essa foi a receita que mais gostei até agora, mas vocês podem usar a criatividade e adaptar.  Vamos lá!

Você vai precisar

1 – ameixa preta / tâmaras / damasco / uva passas  -- escolha 1 desses ingredientes ou misture sabores se preferir (ah, sem caroço)

2 – fruta que possa cozinhar, sugestão: maçã, banana, pêra (escolha 1)

3 – aveia (tanto faz se for em forma de farinha, flocos finos ou flocos maiores)

4 – semente de chia

5 –  (opcional) maisena / fubá / farinha de arroz

Agora é só decidir o sabor, se você quer um mingau de maçã com damascos, ou pêra com ameixa etc. O ingrediente 1 por ser “seco” concentra açúcar natural da fruta e serve como adoçante.

Coloque 2 ameixas (tâmaras, damascos, ou uma colher de passas) de molho em  um pouco de água suficiente para bater depois, uns 100ml. Deixe de molho por cerca de 15 min. Enquanto elas ficam de molho escolha a fruta e pique em pedaços. Coloque os pedaços em 200ml de água e leve ao fogo até amolecerem um pouco (ou uns 2 a 3min no microondas).
Quando terminar a fruta, pegue uma colher de sobremesa de chia e coloque na água junto com a fruta picada e mexa para misturar as sementes. RESERVE

Com o mixer bata as ameixas. Misture a água de ameixas com + 100ml de água
acrescente 3 colheres de sopa de aveia (ou 2 de aveia e 1 de maisena)  e mexa até engrossar, quando estiver grosso jogue a água com frutas e chia, e misture. Apague o fogo e pronto! 
Fica muito gostoso, dei pra ela, estoquei um pouco em potes e comi o restinho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...